Filmes:
Vozes da Terra, Documentário, 9, dir. Francilene Pitaguary, Cristiane Pires, Alex Hermes e Eduarda Ferreira, 2022, Ceará
O filme traz narrativas de mulheres guerreiras que lutam na proteção dos seus territórios e demarcam com suor, lágrimas e sorriso seu espaço de origem. Mantendo sua cultura e tradições para o bem-estar do seu povo, aprendendo com os(as) mas velhos(as) e ensinando para os(as) mais novos(as) a importância de cultivar a terra para garantir a existência de cada um(a), pois a terra é a mãe de todos(as) nós e devemos cuidá-la, nossas raízes estão nela e é ela que nos sustenta e nos ensina a sermos fortes como rochas. As sabedorias ancestrais nos ensinaram que tudo está ligado com a terra e precisamos cuidar de cada espaço para que possamos viver bem. Nesse sentido, através do filme, se reivindica que não há dissociação entre a saúde dos territórios-terras e os corpos que habitam os territórios. Retomar e recuperar territórios ancestrais é defender o território corpo-terrados povos.

Construindo Nossa História, Documentário, 17, dir. Coletiva, 2023, Ceará
É uma história inspiradora de esperança, resiliência e a capacidade de reconstrução do povo Anacé do Bolso em sua jornada para a Taba dos Anacé.

A Jurema e seu reinado, Documentário, 12, dir. Jardel Anacé, 2023, Ceará
Jurema e seu reinado é um documentário sobre a Cabocla Jurema e sua mensagem para a humanidade. O filme se passa na Tenda ‘Palmeiral dos Índios’ e tem participação de Mãe Maraí Mariano.

Partilha Anacé, Documentário, 14, dir. Coletiva, 2023, Ceará
Uma história emocionante de partilha e amizade que acontece na Reserva Taba dos Anacé, que celebra o poder da comunidade e como, juntos, o Povo Anacé pode florescer.

