Filmes:
As lavadeiras do Rio Acaraú transformam a embarcação em nave de condução, Documentário, 12, dir. kulumym-açu, Livre, 2021, Ceará
O fluxo das águas do Rio Acaraú que atravessa a cidade de Sobral/CE conta a história onde o esfregar e o voar fazem parte do mesmo gesto coletivo.

Lamento às águas, Experimental, 9, dir. Vilma Carla Martins, 14 anos, 2023, Bahia
Que nossos sorrisos não sejam forçados para sua diversão e nossas dores escondidas. Que Iemanjá minha mãe me ajude. Um curta-metragem sobre as dores que carregamos sozinhos e só confessamos ao mar, que é vida, mas para pessoas negras da diáspora também lembrança de um passado de tristeza e morte.

Patuá, Experimental, 3, dir. Renaya Dorea, Livre, 2022, Rio de Janeiro
Para quebrar um feitiço, Maya invoca o espírito de Ayo: um antigo amor que está se transformando em um egum, para ajudá-la a criar um Patuá, amuleto de proteção espiritual yorubá. Juntas invocam suas ancestrais, permitindo – desta maneira – que Maya continue com sua vida, enquanto Ayo conclua sua jornada para o mundo dos mortos.

Espelho, Experimental, 18, dir. Luciana Oliveira Vieira, Livre, 2022, Sergipe
Esperanza vivencia uma profunda confusão interna e psicológica. Na beira do rio segue um caminho para encontrar consigo mesma e sua espiritualidade.

Oração, Experimental, 30, dir. Haroldo Saboia, Livre, 2023, São Paulo
Oração é um filme-canto: duas musicistas e um bailarino elaboram a relação entre memória diaspórica afro-brasileira e a canção popular, sobretudo o samba. Com uma montagem fragmentada, improvisações musicais e proposições de dramaturgia com textos e falas de poetas como Edimilson de Almeida Pereira, Aimé Cesáire, Lucille Clifton, Gilberto Gil, Zé Keti e Nelson do Cavaquinho, Oração pensa a música como espaço transnacional de invenção e escuta. Outras possibilidades de narração e transmissão. Uma elaboração da memória em perspectiva íntima e também coletiva, buscando um caminho em direção a um lugar de cura e vitalidade.

