SESSÃO 3 – NA OUTRA ILHA 76’

Filmes: 

Caminhos Afrodiaspóricos pelo Recôncavo da Guanabara, Documentário, 20, dir. Wagner dos Santos Novais, Livre, 2022, Rio de Janeiro

Carmem, uma viajante do tempo, reúne dados para a criação de uma mitologia afrodiaspórica no território da Pequena África. Em suas andanças, reúne um legado ancestral, descobre que o tempo é cíclico e que todos podem contribuir para um futuro melhor.

Aqui de fome não morro, Documentário, 15, dir. Leila Xavier, Livre, 2023, Rio de Janeiro

Apesar das adversidades políticas do Brasil, agricultores, ativistas da agroecologia das periferias e favelas do Rio de Janeiro, se organizaram e garantiram a chegada do debate e da comida saudável para a população negra em diferentes territórios da cidade.

Dakobo, Documentário, 10, dir. Felipe dos Santos, Livre, 2023, Pernambuco

Enquanto descansam da partida de futebol, João Luis (11 anos) conta para se vizinho brasileiro Antonio (13 anos) como era a sua vida na Venezuela. Dakobo (irmão na língua do povo indígena venezuelano Warao) é um curta-metragem que versa sobre a temática da migração internacional em Pernambuco. O projeto objetivou envolver o público infanto-juvenil em contextos formativos e de produção visual e sonora e lançar reflexões acerca da questão migratória percebida a partir da perspectiva das crianças e adolescentes venezuelanos (indígenas e não-indígenas) residentes nos municípios de Igarassu e Recife.

Bihé Né Mó Natiá, Documentário, 18, dir. Jaracinã Selestino, Livre, 2022, Alagoas

A história da Aldeia Mãe Serra do Capela contada a partir das conquistas e desafios dos seus moradores.

Essa terra é meu quilombo, Documentário, 13, dir. Rayane Penha, Livre, 2022, Amapá

Gerações de mulheres negras moradoras de três quilombos urbanos no Amapá compartilham suas vivências e suas relações de sabedoria ancestral com suas terras, a partir da colheita com a agricultura, da cura que vem das plantas, da preservação de suas culturas.